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Regras para uso de patinetes e bicicletas não são claras - 13.03.2019

Desde o início da operação do sistema de compartilhamento de bicicletas e patinetes, em janeiro, a Superintendência de Trânsito (Setran) ainda não emitiu nenhuma autuação para usuários ou empresas. Isso porque as regras não estão definidas. Na prática, a prefeitura ainda não sabe dizer o que pode, onde podem circular ou estacionar os modais, em especial o patinete.

A área de patinetes, que antes pegava basicamente o Centro Cívico, agora foi expandida para uma área que vai do Alto da XV até o Batel.

São 300 bicicletas convencionais e 600 patinetes na cidade. O preço praticado é de R$ 3 para os três primeiros minutos de uso e R$ 0,50 a cada minuto extra. O pagamento é feito pelo cartão de crédito cadastrado no app.

O sucesso aparente não esconde os riscos enfrentados pelo serviço, alguns previstos, como depredação e vandalismo. Em fevereiro, três bicicletas foram arremessadas no mesmo ponto de um rio no Centro Cívico. Em outro, vídeo circulou neste mês mostrando adolescentes destruindo uma bicicleta após terem frustrada uma tentativa de remover peças da bicicleta. Logo na primeira semana de operação da Yellow, em 22 de janeiro, a Guarda Municipal atendeu a quatro ocorrências em que bicicletas foram furtadas ou levadas para áreas fora da delimitação ofertada no aplicativo. As bicicletas acabaram recuperadas, mas parcial ou totalmente destruídas. A empresa não revela balanço atual de depredação. Há também a possibilidade de acidentes, em que os eventuais prejuízos são arcados exclusivamente pela empresa.

Enquanto se aguarda a regulamentação da Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Pede-se o bom senso do usuário. Em calçada, quando há grande movimentação de pedestre, é não circular ou dar preferência. Na Lei da Mobilidade, publicada em 2012, a regra é sempre priorizar o mais fraco. Primeiro o pedestre, depois os ciclista e assim por diante.

(Fonte: bemparana.com.br)

 

 

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