Acompanhe ao vivo a sua rádio

Curitiba será sede do maior congresso mundial de pesquisa florestal - 28.02.2019

Curitiba será a primeira cidade da América Latina a sediar um Congresso Mundial da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (International Union of Forest Research Organizations - Iufro). O evento será de 29 de setembro a 5 de outubro na Expo Unimed, no Campo Comprido. São esperados três mil participantes de 114 países.

Curitiba concorreu com Freiburg, na Alemanha, e Estocolmo, capital da Suécia, para ser sede do evento. “A preservação da área verde na cidade, com seus parques, a boa mobilidade, com transporte público de qualidade, os hotéis e centros de convenção foram determinantes para Curitiba ser declarada cidade-sede”, disse Yeda Malheiros de Oliveira, vice-presidente do congresso e pesquisadora da Embrapa.

Na quarta-feira (27/2) o prefeito Rafael Greca recebeu o convite oficial para participar da abertura. A coordenação do congresso é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Embrapa. A Prefeitura vai apoiar o evento. “A cidade de Curitiba se sente muito honrada de receber mais este evento internacional. A primavera de Curitiba será com o Congresso Mundial de Florestas”, disse o prefeito.

Até agora são 4.080 trabalhos inscritos para participar do evento internacional. Serão discutidos diversos aspectos ligados à pesquisa florestal, como inovações tecnológicas, atualização de pesquisas e tendências para o futuro da pesquisa florestal e agroflorestal no mundo.

O congresso irá tratar de cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”.

A International Union of Forest Research Organizations reúne cerca de 15 mil pesquisadores, ligados a 700 organizações de mais de 110 países. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no iufro2019.com.

Participaram da reunião a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o chefe-geral da Embrapa, Edson Tadeu Iede, o gerente-geral do IUFRO2019, Erich Schaitza, que também é pesquisador da Embrapa, e a superintendente de Comunicação da Embrapa, Katia Pichelli.

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais