Acompanhe ao vivo a sua rádio

Alameda Prudente de Moraes é a primeira rua interativa de Curitiba - 29.10.2018

A Prudente de Moraes, no Centro, é a primeira rua de Curitiba a receber o projeto-piloto implantado pela startup curitibana MCities, especializada em comunicação urbana, e adota soluções da chamada “Internet das Coisas”, com rede de tecnologia embarcada, sensores e conexão capaz de coletar e transmitir dados.

Repleta de restaurantes e lojas, a Prudente de Moraes conta com duas tecnologias para promover a “conversa” do comércio local com as pessoas que circulam por ela. Nas duas quadras entre as alamedas Augusto Stellfeld e Doutor Carlos de Carvalho foram instalados minúsculos dispositivos - denominados beacons - de tecnologia de localização capazes de transmitir para smartphones, via Bluetooth, informações sobre serviços existentes na rua. Tudo ocorre automaticamente e não é preciso baixar nenhum aplicativo. Inicialmente, a interatividade na alameda está disponível apenas para smartphones com sistema operacional Android.

Muros e fachadas do comércio da Prudente de Moraes também receberam, nas duas quadras do projeto-piloto, painéis com QR Code, que oferecem informações sobre a rua e sobre eventos, passeios e experiências por toda a cidade.

Segundo o CEO da MCities, Paulo Hansted, o projeto-piloto da Prudente de Moraes deverá chegar a mais vias da capital nos próximos meses. “Estamos avaliando com a Prefeitura a possibilidade de levarmos esta inovação, por exemplo, para a Rua XV, no Centro, e para a Itupava, no Alto da XV”.

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais