Acompanhe ao vivo a sua rádio

Curitiba vai ganhar um parque inglês - 13.06.2018

O parque será implantado na área de 20 mil m² onde está o Parque Gomm, no Batel, no entorno da casa construída em 1913 para ser a moradia do industrial inglês Henry Gomm, de sua esposa, Isabel Withers Gomm, e família.

“O novo Parque Inglês de Curitiba será uma homenagem às famílias Gomm, Withers, Todd e Tamplin e um memorial aos primeiros imigrantes ingleses que chegaram ao Paraná e se instalaram na Colônia Açungui, onde hoje é a cidade de Cerro Azul”, disse o prefeito Greca quando reunido com o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, que na oportunidade assinou o contrato de doação ao município de Curitiba, de uma cabine telefônica original britânica, feita de ferro fundido.

Incorporada ao patrimônio municipal, a tradicional cabine vermelha será uma das peças a compor o Parque Inglês, que contará com elementos de mobiliário, história, cultura, arte e esportes bretões.

O prefeito encomendou ao Ippuc o estudo para a implantação do parque que deverá contar com uma trilha de caminhada na qual os visitantes poderão passar por peças que fazem parte da história britânica: monumentos que remetem ao Reino Unido, que vão desde referências à Carta Magna, aos estudos de Darwin, à poesia de Blake, de Shakespeare, dos Beatles e também do futebol.

Tombada pelo governo do Estado, a Casa Gomm foi o primeiro consulado inglês em Curitiba. Na opinião do cônsul Adam Patterson, o parque vai resgatar um importante trecho da memória inglesa na cidade. “A Grã-Bretanha tem uma história extensa e rica no Paraná. Foi uma empresa de capital britânico que fundou 63 cidades no Norte do Estado, entre elas Londrina. A ideia do parque é reconhecer a história e valorizar a relação bilateral existente para criar um novo futuro”, afirmou o cônsul.

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais