Acompanhe ao vivo a sua rádio

É grande a concentração de cavernas na APA da Escarpa Devoniana - 14.05.2018

Treze novas  cavernas foram identificadas na região da Escarpa Devoniana o que comprova o enorme potencial para novas descobertas e a necessidade de manter a APA minimante protegida.

Seis das novas descobertas ficam no município de Ponta Grossa (Abismo Guabiroba I, Abismo Guabiroba II, Abismo Guabiroba III, Gruta Passo da Natureza, Abismo Passo da Natureza e Abrigo da Pamonha), uma em Balsa Nova (Sumidouro da Panelinha) e outras seis em Campo Largo (Fenda do Velloso I, Fenda do Velloso II, Gruta do Lagarto, Gruta da Lagartixa, Toca Dois e Gruta Crovadore).

As cavernas areníticas da APA da Escarpa Devoniana são locais pouco conhecidos, mas com os estudos realizados pelo GUPE (Grupo de Pesquisas Espeleológicas)  é possível afirmar a alta biodiversidade e geodiversidade desses ambientes.

As novas descobertas, dão a certeza de que a APA da Escarpa Devoniana se tornará, em pouco tempo, uma das regiões com maior concentração de cavernas do Brasil. Por isso é preciso dar valor a este patrimônio e reconhecer a importância desses ambientes, considerados como bens da União, de acordo com nossa Constituição.

A APA da Escarpa Devoniana é uma unidade de conservação de uso sustentável, o que significa que, nela, práticas conservacionistas e atividades produtivas precisam conviver em harmonia. É também a maior unidade de proteção do Sul do Brasil, mas está ameaçada pelo projeto de lei 527/2016, que prevê a redução de 70% de seu perímetro. Ele ainda pode ser votado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR), apesar de tramitar com bem menos força e expressão na casa, em virtude da forte pressão popular que se posicionou contrariamente à ideia.

(Por Observatório de Justiça e Conservação)

Este foi um dos assuntos abordados e discutidos no programa Terceira Via na Radio 95.7FM desta segunda-feira (14).  Cada programa, novas questões de meio ambiente, saúde, educação e cidadania.

 


Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais