Acompanhe ao vivo a sua rádio

Programas inovadores de educação serão apresentados no Smart City Expo - 23.02.2018

Referência nacional em cidade inteligente, com inovações nas áreas de mobilidade, meio ambiente e sustentabilidade, Curitiba também se volta agora para a inovação em todos os setores da administração pública.

Na área da educação,  uma série de ações inovadoras voltadas a preparar cada vez melhor o ensino municipal para os desafios do século 21, estão sendo desenvolvidos. Todas as iniciativas serão apresentadas no espaço do Vale do Pinhão no Smart City Expo Curitiba 2018, evento de cidades inteligentes que ocorre nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Expo Renault Barigui.

Programa Linhas do Conhecimento -  desde o ano passado oferece um amplo repertório de ensino aos estudantes. Inspirado na educação integral do indivíduo, com origens na Grécia antiga, o programa visa a ampliação cultural a partir do currículo da educação básica, cujos temas são desenvolvidos em atividades de campo. Elas podem ser realizadas em algum lugar próximo da escola ou num dos mais de 40 espaços da cidade prontos para serem descobertos pelos estudantes – sempre com um tema vindo da sala de aula.

 

Novo Farol - Os espaços para ensino e aprendizagem também foram melhorados – e o tema inovação entrou na ordem do dia. O Farol do Saber Herbert de Souza, vinculado à Escola Marumbi (Uberaba), foi reformado e transformado no primeiro Farol do Saber e Inovação da cidade, uma iniciativa que será replicada em todas as regionais e é voltada a estimular e disseminar a cultura da inovação tecnológica.

No Farol do Saber e Inovação, as crianças podem, por exemplo, construir seus próprios protótipos usando impressora 3D e desenvolver o conhecimento científico. Além desse, outros quatro Faróis do Saber – projeto ícone da cidade – estão sendo reformados.

 

Google for Education - Os educadores da rede municipal têm novos recursos para ampliar seus horizontes e de seus estudantes. No início de fevereiro, a Secretaria Municipal da Educação promoveu a primeira formação técnica do Google for Education. A parceria firmada entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa norte-americana de tecnologia, em novembro de 2017, abre novas possibilidades dentro das escolas municipais, centros municipais de educação infantil e centros municipais de atendimento educacional especializado.

 

Com a ferramenta Google Sala de Aula, que não tem custos para o município, é possível gerenciar turmas virtuais, agendar atividades, corrigir exercícios, criar roteiros de aulas multimídia com utilização de vídeos e jogos educacionais. O primeiro treinamento foi direcionado a pedagogos, articuladores dos Núcleos Regionais e às equipes internas da Secretaria da Educação que promovem as formações.

Os docentes formados nesta primeira etapa vão replicar as informações para professores que poderão trabalhar o material com os estudantes nas salas de aula. Mais profissionais serão beneficiados ao longo dos próximos meses.

 

Robótica - Estudantes da rede municipal estão ainda colocando a “mão na massa” graças a projetos de robótica, cada vez mais comuns no ambiente escolar. Além da criatividade, aprendem a ser mais organizados e a planejar suas atividades.

Para este ano, a Secretaria Municipal da Educação estuda ampliar as possibilidades que o aprendizado da linguagem de programação pode proporcionar. Formações específicas estão sendo preparadas de forma que os professores possam integrar as tecnologias nas práticas educativas das escolas em tempo integral.

As formações vão envolver robótica, educação a distância e linguagem da programação, estratégia que estimula a criação de aplicativos, animações, sites e jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade, a autoria e a capacidade de trabalhar em grupo, de forma conectada ao mundo digital.

 

Futuro

Durante o Smart City Expo Curitiba, os 34 estudantes da rede pública municipal que participam do programa Embaixadores do Futuro vão entregar às autoridades nacionais e internacionais do evento o “Manifesto do Futuro”, um conjunto de propostas para melhorar a qualidade de vida da população no futuro.

O conhecimento da atividade consular e a abertura dos horizontes são os objetivos principais do programa Embaixadores do Futuro, que empossou em novembro do ano passado estudantes, do 7º ao 9º, de 12 escolas da rede municipal de ensino como “embaixadores de Curitiba”.

Smart City Expo Curitiba 2018

O evento de cidades inteligentes do Smart City Expo World Congress, chancelado pela Fira Barcelona, ocorrerá em 28 de fevereiro e 1º de março, no Expo Renault Barigui. Foi trazido e está sendo organizado pela iCities, empresa pioneira no Brasil na temática de Cidades Inteligentes.

Mais informações no www.smartcityexpocuritiba.com.

O Smart City Expo Curitiba, que deve receber cerca de cinco mil participantes, será dividido em quatro temas: Tecnologia Disruptiva (que quebra padrões), Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro. O evento, que pela primeira vez ocorrerá em uma cidade brasileira, tem o apoio da Prefeitura de Curitiba.


Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais