Acompanhe ao vivo a sua rádio

Com o passar do tempo fica mais difícil fazer amizades - 21.02.2018

Aparentemente, conforme vamos ficando mais velhos, é raro as pessoas fazerem novas amizades, daquelas que se tornem realmente próximas como os amigos que conhecemos no colégio ou na faculdade – aqueles a quem pensamos em ligar em um momento de crise ou para chamar para uma cerveja em uma tarde de tédio.

“À medida que as condições externas mudam, fica mais difícil atender às três condições que sociólogos – ainda nos anos 1950 – consideram crucial para fazer amigos íntimos: proximidade; interações repetidas e não planejadas; e um cenário que incentiva as pessoas a baixarem a guarda e confiarem uns nos outros. É por isso que tantas pessoas conhecem seus amigos de toda a vida na faculdade”, diz o escritor Alex Williams em um artigo no The New York Times.

O texto – que foi publicado há uns anos, mas voltou a circular agora – reflete sobre “Por que é tão difícil fazer amigos quando você tem mais de 30 anos”, como diz o título em tradução livre. Segundo Williams, à medida que as pessoas vão ficando mais velhas, os dias de exploração e liberdade social intensa naturalmente vão ficando para trás. “Os horários vão ficando apertados, as prioridades mudam e as pessoas muitas vezes se tornam mais seletivas no que desejam em seus amigos”.

Estudos têm apoiado essa afirmação. A pesquisadora Laura L. Carstensen, professora de psicologia e diretora do Centro de Longevidade de Stanford, na Califórnia, observou que as pessoas passavam a interagir com menos gente à medida que chegavam à meia-idade. Por outro lado, tendiam a se aproximar dos amigos que já tinham.

A interação com desconhecidos e “semiconhecidos” diminui porque, segundo ela, as pessoas têm um despertador interno que apita em eventos importantes, como fazer 30 anos. Essas coisas nos lembram de que nosso tempo de vida está diminuindo, então precisamos parar de explorar o mundo por aí e nos concentrar no que é mais emocionalmente importante aqui e agora. É por isso que deixamos de ver graça em baladas e preferimos passar o tempo com a família, por exemplo.

(Fonte: super.abril.com.br)

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais