Acompanhe ao vivo a sua rádio

Painel do grafiteiro Ferge faz homenagem a artista Ida Hannemann - 24.01.2018

O recém inaugurado Restaurante Popular do Capanema recebeu um painel de 9 metros de comprimento por 2,5 metros de largura que retrata elementos ícones de cidade de Curitiba, como a gralha azul, o pinheiro, uma litorina e uma parte do viaduto do Capanema, trabalho em grafite do artista Ferge Grafitti. O trabalho em grafite está instalado no salão de refeições.

A obra “Cores Curitibanas” é uma homenagem à artista Ida Hannemann de Campos, autora do painel “Gralha-Azul”, obra produzida em 1996, que está localizada na praça em frente ao Asilo São Vicente de Paula, no bairro Cabral. O painel em azulejo apresenta pinheiros, pinhões, vistas da Serra do Mar e, gralhas-azuis e serviu de inspiração ao grafiteiro.

A artista plástica curitibana Ida Hannemann de Campos, no início dos anos 1940 teve aulas com o pintor Guido Viaro, e ainda em atividade, acumula mais de 70 anos de trabalho em diversas expressões como desenhos, aquarelas, cerâmicas, gravuras, pinturas, tapeçarias e poesias.

Por outro lado, o grafiteiro Ferge soma uma carreira de 20 anos e tem suas obras espalhadas pela cidade como um registro na trincheira do Bairro Novo e uma obra no muro do condomínio Parque Iguaçu, da COHAB, que totaliza 22 mil metros quadrados que retratam as características de Curitiba.

O painel de Ferge foi produzido com 12 horas de trabalho. Para compor a obra foram necessárias cerca de 60 latas de tintas spray. De acordo com o artista, o painel ganhou cobertura em verniz para ter sua durabilidade aumentada para um período de até 15 anos.

O novo Restaurante Popular do Capanema contou com a presença do prefeito Rafael Greca no dia da inauguração nesta semana e  é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) e a produção do painel “Cores Curitibanas” teve o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais