Acompanhe ao vivo a sua rádio

Campanha da ABHA: Mau hálito tem tratamento! - 26.09.2017

Com o tema  “Mau Hálito, procure o Cirurgião-Dentista”, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) promove campanha  de conscientização  para quebrar os tantos tabus que envolvem o assunto.

Cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem de mau hálito, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Muitas vezes associado apenas ao descuido com a higiene bucal, o problema, na verdade, tem mais de 60 causas, e pode até ser sintoma de diabetes, câncer estomacal ou deficiência hepática, por exemplo.

A campanha anual teve início no Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, 22 de setembro e se estende até 25 de outubro.

Apesar de poder ser provocado por diversos fatores, o mau hálito (ou halitose) se origina na boca em 90% a 95% dos casos, segundo os  dentistas.  O odor desagradável surge devido à liberação de enxofre por bactérias que compõem a saburra — placa esbranquiçada formada por germes, restos de alimentos e células descamadas da cavidade oral, que se adere à mucosa das bochechas, à língua, aos dentes, à saliva e às amígdalas.

Cáries, doenças gengivais e aftas com ulceração podem piorar o mau hálito, que acaba não sendo notado por quem tem o problema — o olfato se acostuma com o cheiro. A melhor forma de tirar a dúvida é procurar um dentista especialista em halitose.

O tratamento da halitose inclui mudança de hábitos, como evitar respirar pela boca, que causa descamação excessiva da mucosa bucal.

30% das pessoas, cerca de 50 milhões de brasileiros, tem ou terão mau hálito. E muitas pessoas não sabem onde buscar ajudar.

Embora o tratamento da halitose (mau hálito) seja multidisciplinar, 90% dos casos são de origem bucal e o Cirurgião-Dentista é o profissional indicado para diagnóstico e tratamento.

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais