Acompanhe ao vivo a sua rádio

Encalhe recorde de baleias em 2017 em praias do nosso litoral - 26.09.2017

Desde o início deste ano 97 baleias encalharam no litoral brasileiro e apenas duas sobreviveram, segundo balanço do Projeto Baleia Jubarte. Esse é o maior número de casos desde o início dos registros, em 2002.

Veterinários especialistas em baleias alertam que esse número deve subir ainda mais até o fim do ano.

O aumento dos encalhes é causado por uma série de fatores. Um deles é que a população de baleias aumentou em águas brasileiras. No último levantamento já passava dos 17 mil. Com uma população maior, há mais chances de ocorrerem encalhes tanto por causas naturais (doença, velhice, ataque de predadores) como por causas relacionadas ao ser humano, como colisão com navios.

Outro fator é a diminuição do krill - pequenos crustáceos ingeridos pelas baleias - encontrado na Antártica. Fenômenos climáticos, como o El Niño podem afetar a oferta de krill para as baleias. Com menos alimento, elas podem chegar ao Brasil desnutridas e com menos leite para amamentar o filhote, o que explicaria parte dos encalhes.

Além disso, a intoxicação causada pela ingestão de lixo, além dos recorrentes casos de animais que se enroscam em redes de pesca e o atropelamento por navios, são causas de mortes entre as baleias.

Um filhote de baleia mede 4,5 metros e pesa cerca de 1 tonelada. Já adulta, ela pode alcançar 16 metros de comprimento e pesar até 35 toneladas.

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais