Acompanhe ao vivo a sua rádio

Container vira um palco itinerante de teatro - 26.09.2017

A transformação de um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante é a proposta do Projeto Container Cultural, um novo conceito para levar espetáculos de arte a pequenos municípios, inclusive à áreas rurais, onde há pouca oferta de infraestrutura e programação cultural.

O projeto passará por 11 cidades paranaenses, a partir do dia 30 de setembro para apresentações gratuitas. O espetáculo carro-chefe do palco itinerante, “Tangos e Fandangos”,

foi concebido em linguagem adequada para teatro de rua, referenciada na Comédia Dell’Arte é encenado pelos atores Richard Rebelo e Adriana Samaan, e os músicos Beto Collaço e Daniel F A peça trata da identidade cultural e também de uma imensa “fome” – inclusive de arte, cuidado e amor – a partir da conflituosa relação entre um brasileiro que não se reconhece como sulamericano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Após perderem o navio para a Argentina, os dois decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho, enquanto procuram criar um número artístico que possa lhes garantir a sobrevivência.

O espetáculo, permeado por dança e música ao vivo, não inova apenas no container que vira palco, idealizado pela arquiteta Paola Burkot, nele o iluminador Beto Bruel (Prêmio Shell de Iluminação) vai ousar fazer sua primeira criação com led.

 A peça é apenas uma das ações que fazem parte do Projeto Container Cultural, aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice e incentivado pela Copel Distribuidora e Havan.

Além do espetáculo “Entre Tangos e Fandangos”, estão entre as ações do Container Cultural:

– Campanha de arrecadação de livros: qualquer pessoa pode doar livros de literatura e arte que serão espalhados pelos municípios por onde passará o Container. Há dois postos de arrecadação onde os livros podem ser deixados: na bilheteria central do Teatro Guaíra  diariamente das 10h às 22h e no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, de terça a sexta das 13h às 17h.

– Sensibilização de lideranças: os gestores do Projeto estão em contato com lideranças e empresários do eixo Mercosul a fim de chamar a atenção para a necessidade de suprir as cidades com menor densidade populacional com uma programação cultural de qualidade.

– Formação de multiplicadores de cultura: no Espaço Lala (antigo Vila Hauer Cultural), o Projeto inicia um encontro de formação de multiplicadores em produção cultural, procurando estimular iniciativas locais na área das artes e um melhor aproveitamento de recursos públicos nessa área.

– Aprendizes de Produção: são oferecidas 22 vagas para aprendizes de produção que serão ocupadas por estudantes bolsistas. Eles terão a chance de participar da montagem do evento na sua cidade, sendo orientados pelos profissionais do Projeto.

–Difusão do container como alternativa para a criação de espaços culturais: o projeto do container-palco será disponibilizado gratuitamente pela arquiteta Paola Burkot para a utilização pelas prefeituras das cidades participantes do Projeto. Interessados também terão a oportunidade de discutir com a arquiteta como transformar containers em espaços culturais sustentáveis e mais econômicos que a construção convencional.

Para organizar a divulgação e logística, de modo a incluir no evento os moradores de áreas periféricas e rurais das pequenas cidades, o Container Cultural conta com a parceria das prefeituras e outras instituições das 17 cidades beneficiadas direta ou indiretamente. São elas: Antonina, Morretes, Balsa Nova, Porto Amazonas, Teixeira Soares, Candói, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Fernandes Pinheiro, Virmond e Guaraniaçu.

PROGRAMAÇÃO DO CONTAINER CULTURAL NOS MUNICÍPIOS PARANAENSE

 

30.09 - Morretes- às 19h- Em frente à Casa Rocha Pombo

01.10 - Antonina-às 18h- Em frente ao Mercado Municipal

02.10 - Candói- às 20h - No Parque do Lago, próximo à Concha Acústica

03.10 - Cantagalo-às 18h30- Em frente à Prefeitura Municipal

04.10 - Nova Laranjeiras- às 20h- Em frente ao Ginásio de Esportes Passarin

05.10 - Santa Tereza do Oeste-às 20h- No campo de futebol

06.10 - Céu Azul- às 20h- Na praça Luis Carlos Ruaro, ao lado da Catedral

07.10 - Matelândia-às 20h- Na praça da Cultura

09.10 - Teixeira Soares- às 20h- Na rua ao lado da Catedral

10.10 - Porto Amazonas- às 20h - Em frente à Prefeitura

11.10 - Balsa Nova. às 20h- Em frente à Catedral.

foto: Lidia Ueta)

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais