Acompanhe ao vivo a sua rádio

Outubro Rosa para animais de estimação - 12.10.2017

Cadelas e Gatas também podem desenvolver câncer de mama. O câncer de mama é comum em animais de companhia, podendo se desenvolver inclusive nos machos.

Baseados nisso professores, acadêmicos e residentes de Oncologia Veterinária da Universidade Federal do Paraná lançaram a campanha de Outubro Rosa para animais de companhia.

A "Campanha de prevenção e diagnóstico de câncer de mama em cães e gatos - Outubro Rosa" está focada na educação e conscientização. Os tutores de cães e gatos e clientes do Hospital Veterinário da UFPR são abordados por acadêmicos de Medicina Veterinária sobre a campanha, e se tiverem interesse em participar, serão informados sobre a neoplasia mamária em animais de estimação e irão aprender a palpação das mamas nos mesmos. Os acadêmicos estarão na recepção do HV nos dias 17 e 27 do mês de outubro, das 8 às 17 horas.

Sinais clínicos do câncer de mama:

- Tumores ou nódulos na região das mamas;

- Edema ou feridas na região das mamas;

- Presença de dor na região das mamas;

- Presença de secreção nas mamas;

- Perda de peso;

- Falta de apetite;

- Alteração de comportamento, como por exemplo a diminuição de atividade física.

 

Rotina de apalpação:

Os tutores devem criar uma rotina de palpação das mamas, em seus animais de companhia. No momento em que o animal estiver relaxado em casa, o tutor deve aproveitar para investigar se há pequenos nódulos ou algo anormal na pele e nas mamas do animal.

 

Contatos

Telefone: 41 3086.0957

Email: ouvinte@95fmcuritiba.com.br

Redes sociais